quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Desculpa se te chamo de amor (resenha)

Desculpa se te chamo de amor
Autoria: Federico Moccia
Editora: Planeta
Nota: 4
Sinopse: Niki é uma bela garota, é divertida, é inteligente. Tem 17 anos. Alex é um 'garoto' de quase 37. Separou-se há pouco, e sem uma razão clara, de sua noiva. Publicitário com grandes responsabilidades vê-se em crise no trabalho. Os dois se cruzam casualmente num pequeno acidente de trânsito. Niki gosta de Alex, Alex acha Niki divertida. A relação fica cada vez mais intensa. Não querem deixar a diferença de idade atrapalhar. O mundo dos adolescentes se choca com o dos adultos. Mas a vida dos dois nunca mais será a mesma. Este romance é a vontade de reencontrar a própria liberdade, a vontade de ter sentimentos verdadeiros, de amar sem convenções e sem muitos porquês. É o cotidiano, mas também o sonho.

Avaliação: Faz quase 3 anos que li esse livro, mas ainda lembro de muitos detalhes, pois foi algo totalmente diferente de tudo o que lia na época. Eu costumava ler sobrenaturais e de repente, ler um livro de romance, sem nenhum elemento sobrenatural e com uma diferença de quase 20 anos na idade do casal principal, marcou.

Niki está no ultimo ano da escola, tem 17 anos. Alex, apelido de Alessandro, é um publicitário de quase 37. A vida dos dois se esbarram numa manhã e tudo muda.

''Eu sou Niki. Uma garota qualquer. Alguém que escutou as ideias do Alex e uma vez que estava em dívida...''

''Não vai me dar um beijo?''
Alessandro lhe dá rapidamente um beijo nas faces.
''Mas eu não pedi um beijinho...''
Alessandro sorri e diz baixinho: ''Aqui eu trabalho... Não posso brincar nem um pouco''.
Niki sorri. ''O.k., vou ficar séria. Somos um timinho, não?''

Desculpa se te chamo de amor mostra bem a maturidade das personagens. Percebe-se com clareza que Niki é uma adolescente meio louca, que adora se divertir e tentar levar Alex para o mal caminho. Às vezes tenho pena dele, pois é sério demais e entra nas loucuras dela. Isso nos rende bons momentos divertidos e engraçados.

''Pfft!'' Tira a mangueira da boca e começa a tossir e a cuspir. ''Que nojo, que nojo. Pfft!''
Niki agarra logo a mangueira erguendo-a, interrompendo assim a saída do combustível. Alessandro se apoia no carro.
''Meu Deus, estou muito mal, devo ter bebido... Devo vomitar? Eu me envenenei.''
''Que nada'' Niki se aproxima dele.
... Niki para de repente. Está bem perto. Começa a cheirar. Uma, duas, três vezes.
''Não acredito!''
Alessandro abre os olhos.
''Você não acredita em quê?''
''Mas o seu carro é a diesel!''
''Sim, por quê?''
''Porque o meu é a gasolina, certo? Ainda bem que você bebeu. Sabe lá quantos prejuízos mais você iria provocar?''

Há as ONDAS. Olly, Niki, Diletta e Erica, 4 amigas. Cada uma tem uma personalidade diferente e eu gosto de cada uma. Há os amigos de Alessandro, também.

''Essas são as minhas amigas, diabos... Fortes. São fortes. Fortes como Ondas.''

Para exemplificar o que encontrarão no livro, há este trecho da orelha:

''O mundo dos adultos se choca com o dos adolescentes. Ali estão mãe e filha numa discussão contínua, pais que ainda são garotinhos e garotos bem jovens que já são adultos demais. E ainda garotas sonhadoras, garotas desiludidas, garotas românticas e garotas muito loucas. E adultos que, por sua vez, colocaram de lado todos os seus sonhos e vivem, ou melhor, sobrevivem, sem ter a coragem de parar e refletir.''

Não há só a história de Niki e Alessandro neste livro. Também tem de outros personagens que no começo te deixa confuso(a), pois não diz exatamente quem é quem. Como um mistério, mas que dá para ter uma noção.

Tem frases bem fofas que eu gosto bastante. Falam sobre o amor ou sobre a vida ou algo igualmente importante.

"O casamento é como uma flor. Deve ser controlado a cada dia, curado, regado, deve ser acompanhado com amor e alimentado..."

"Eu amo o amor. A beleza do amor. A liberdade do amor. Amo a ideia de que nada é devido, que o amor dos outros, o tempo deles, a atenção deles são os presentes a serem merecidos e não exigidos. Mesmo quando somos um casal. Fica-se junto por escolha, e não por dever."

A continuação se chama Desculpa, quero me casar contigo. Eu ainda não li, mas pretendo ler esse ano, pois gostei muito das personagens e como retrata as relações.

Esse é um livro que recomendo bastante e ainda há o filme que eu assisti e gostei também. É bem fofo. Chama-se Lição de Amor e é italiano, pois o autor é italiano. Recomendo também o filme.
Sobre a diagramação de Desculpa se te chamo de amor, não tenho nada a reclamar. O livro embora grosso, é bem levinho. E a escrita eu achei fácil, mas não é uma que estou acostumada. Nas falas, usa-se aspas e não travessão.




Por: Mel

Um comentário:

  1. Adorei a resenha *-* Tenho um relacionamento com alguém que é 10 anos mais velho,me senti no direito de ser próxima da historia HAHA
    Li varias resenhas negativas sobre o livro então vou ler sem expectativas mesmo,só pra curtir
    Abraços,
    imemoriavel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...