terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Deslembrança (resenha)

Deslembrança
Autoria: Cat Patrick
Edição: Intrínseca
Nota: 5 estrelas
Sinopse: Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.


Contracapa: PASSADO.

PRESENTE.

FUTURO.

O QUE É MAIS IMPORTANTE?

''Eu me lembro do que ainda vai acontecer.

Lembro o futuro, mas esqueço o que já passou.

Todas as minhas lembranças, boas, ruins ou tanto faz, um dia vão se concretizar.

Então, goste ou não — e eu não gosto —, vou continuar me lembrando de estar em pé num gramado recém-aparado, rodeada por pedras e pessoas vestidas de preto, até que isso se torne realidade. Vou me lembrar desse funeral... até que alguém morra.''

Avaliação: London Lane toda noite antes de dormir escreve um bilhete sobre sua situação, o que precisará saber para o dia seguinte e o que aconteceu de importante no dia anterior.

É bem curioso e a autora soube tratar bem esse negócio de deslembrança.

É bem simples.

Imaginem uma linha do tempo, com passado, presente e futuro. O passado lhe é conhecido, o futuro é uma incógnita e o presente é um ponto entre conhecido e desconhecido. Para Lane, é o contrário, pois o ontem é um mistério, o amanhã é conhecido e o hoje está vindo ainda.

''Para mim, ler é lembrar.''

Há um problema em não conhecer o que se passou, pois há coisas que devem ser lembradas e às vezes, o futuro pode não dizê-las. Logo, ela precisa de algo para informá-la do que aconteceu e é importante saber para sobreviver ao presente. Esse algo são bilhetes escritos antes de dormir e lidos ao acordar contando o necessário.

''Este bilhete é para me lembrar de tudo de bom que eu tenho, desde as pessoas em minha vida até a capacidade que aparentemente apenas eu possuo. Porque, sim, talvez eu vá sempre me esquecer do passado.''

Aí você pode ter esse pensamento: como ela vai saber quem são seus amigos, quem são seus familiares e coisas do tipo. Pelo futuro! Sua mãe e sua amiga Jamie aparecem no futuro, logo, London lembra delas. Eu acho que é uma habilidade bastante útil, pois ela pode muito bem ''descartar'' aquelas pessoas que já sabe que vão fazê-la sofrer ou algo assim. Embora ela não use muito isso, pois as pessoas de sua vida pessoal se resumem em sua mãe e sua melhor amiga, pelo menos que ela lembre.

Nem sempre foi assim. London não nasceu com esta estranha ''habilidade'' de esquecer o ontem e lembrar o amanhã. Mas ela vive há tanto tempo nesta realidade, que já está acostumada e consegue viver uma vida relativamente normal.

Luke Henry é um garoto ''esquisitão'' que aparece em sua vida um dia. London, embora curiosa e atraída, não lembra nada dele, ou seja, ela não lembra dele no futuro, isso meio que quer dizer que ele não faz parte de seu futuro. Mesmo não lembrando de Luke no dia de amanhã por exemplo, ele aparece no dia de amanhã. Ele é um ponto não visível do seu futuro, mas que parece estar lá, em algum lugar.

É bem fofo eles dois juntos. Luke é o único que consegue fazer uma surpresa a London, pois como ela sabe do futuro e ele é o único que ela não enxerga lá, fica bem fácil fazer surpresas sem ela ter ideia no dia anterior.

Eu fiquei muito curiosa pra saber o motivo de Luke, aparentemente, não estar presente nas lembranças de London acerca do futuro. Também fiquei curiosa, querendo saber o que aconteceu para ela ficar do jeito que ficou, sem lembranças do passado, apenas as do futuro.

Há mistérios que envolvem tanto o passado quando o futuro. Há traumas dos dois lados da linha do tempo de London Lane e parece que o aparecimento do ''esquisitão'' foi o estopim para que tudo viesse à tona.

''É engraçado como uma possibilidade pode levantar o astral de uma pessoa. É engraçado como a realidade pode jogá-lo para baixo.''

Há quem diga que o livro não é bom, que o final deixou a desejar. Eu não penso assim. Penso que o final que teve é um dos melhores que podem haver, pois te deixa com um gostinho de quero mais, mas para no momento certo apenas te deixando imaginar o que poderá acontecer ainda. Este tipo de desfecho não decepciona ninguém.

E esse livro não se parece com aquele filme ''Como se fosse a primeira vez''. Num primeiro momento você pode confundir, pensar que tem a mesma ideia, mas não tem quase nada haver, só o fato dela não lembrar do passado.

Minha dica é: Esqueçam o filme! Leiam o livro sem pensar no filme.

Para não dizer que o livro é totalmente perfeito, ele tem sim um defeito. Ser curto demais!!! Por mim ele teria umas 500 páginas e abordaria muito mais tudo! Mas... eu realmente AMEI o livro, dá pra ler numa tarde tranquilamente e tem uma história realmente interessante.

Deslembrança é pequeno, curto e tem uma capa fofinha. As folhas são beges e as letras possuem tamanho ideal. Para comprar este livro não precisa vender nenhum órgão, é de 25 reais para baixo.

Por: Mel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...