sábado, 21 de dezembro de 2013

A Guerra dos Tronos (resenha)

A Guerra dos Tronos – As Crônicas de Gelo e Fogo
Autoria: George R.R. Martin
Editora: Leya
Nota: 5 estrelas
Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.

Avaliação: Eu sei que todo mundo já está cansado de ouvir falar desse livro, da série e do autor que mais assassina personagens legais. Mas agora é minha vez de dizer minha opinião. E para começar, aviso logo que será uma das resenhas mais difíceis e complicadas de escrever. Acredito que qualquer um que tente explicar como é e do que se trata a série de livros do tio Martin, encontre muita dificuldade, pois não é uma história simples e não existe um personagem principal. Existem vários!

Até onde eu sei, o autor prometeu sete livros de As Crônicas de Gelo e Fogo. Li até o terceiro e sei que basicamente toda a trama gira em torno dessa guerra pelo Trono de Ferro. Dizendo assim, na lata, pode até não parecer interessante, eu mesma tinha muitas dúvidas se iria gostar, principalmente porque alta fantasia não é meu forte. Mas creio que as aventuras, intrigas e personagens criadas pelo tio Martin seja capaz de agradar quase todo mundo.

É impossível (ao menos para mim) contar um pouco mais sobre os acontecimentos. O mínimo detalhe pode conter spoiler e eu não quero estragar a surpresa de ninguém que ainda não leu. A sinopse citada no inicio traz tudo que eu poderia me atrever a dizer aqui.

São muitos personagens. Muitos mesmo! No começo você pode até ficar confuso, se atrapalhar, ter dificuldades em ligar o nome à pessoa, mas com o tempo você se acostuma. Martin criou personagens muito marcantes, impossíveis de serem confundidos depois que você os conhece mais a fundo. E todos, sem exceção, são extremamente humanos. Todos são mocinhos e vilões. Todos erram e todos acertam em determinado momento.

A mitologia criada pelo autor é fabulosa! Faz-te pensar em como um homem conseguiu imaginar tanta coisa e fazer com que tudo se entrelace e faça sentido. O cara é genial! Pelas descrições dos cenários e tudo mais, nota-se que a trama se passa na idade média. Uma coisa bem interessante é que por mais que se contem histórias sobre dragões e muitos outros seres místicos, quase ninguém acredita. Na cabeça das pessoas, tudo não passa de historinhas para dormir. E o quesito fantasia quase não é abordado no primeiro livro. Essa parte fantasiosa é apresentada de forma gradativa ao longo da série.

''Um covarde pode ser tão bravo como qualquer homem quando não há nada a temer. E todos cumprimos o nosso dever quando ele não tem preço. Como parece fácil então seguir o caminho da honra. Mas, cedo ou tarde, na vida de todos os homens chega um dia em que não é fácil, um dia em que ele tem de escolher.''

Há quem diga que há muitas descrições no livro. Eu discordo. Acho que tem apenas o necessário. Com um enredo de tamanha magnitude, não se pode ter descrições banais, corriqueiras ou quase inexistentes. Acredito que as descrições apenas dão um requinte a mais nesse caso. Sei que nem todo mundo é fã de tantos detalhes, sei que muita gente gosta de uma leitura mais rápida e cheia de ação. Mas é necessário um pouco de lentidão em alguns momentos, principalmente para que o autor consiga trabalhar bem os personagens, suas personalidades, atitudes e características.

Para quem conhece a fama do tio Martin em matar nossos personagens favoritos e tem receio de começar a ler por conta disso, eu digo: não tenham! Você sofre, fica de coração partido, amaldiçoa o mundo, sente vontade de rasgar o livro, chora, mas acreditem, em pouco tempo você estará apaixonado por outro personagem.

E pelo amor de Deus, não tenha medo do tamanho do livro. Depois que você lê A Tormenta de Espadas (Terceiro de As Crônicas de Gelo e Fogo), tudo se torna fichinha. Ai você olha pro seu A Guerra dos Tronos e acha fininho (ou pelo menos não tão grande). Além do que, você se apega tanto aquelas intrigas, amores, traições e sofrimentos, que já nem liga para quantas páginas tem.

Se você não gostar de uma leitura mais pesada, nem toque nessa série. Tem de tudo. Incesto, mortes violentas, palavras de baixo calão, cenas de sexo e por aí vai. A mim, não incomodou nenhum pouco. Só deixou tudo ainda mais humano e real. Martin não tem o menor pudor na hora de escrever.

"Uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada."

Agora que falei o básico, preciso falar dos meus queridinhos. Eu assisto a série televisiva também, embora eu não tenha começado nem a terceira temporada, pois confesso não achar muita graça, uma vez que já sei o que vai acontecer (mesmo que algumas coisas sejam diferentes na adaptação da HBO). No entanto, por mais que o seriado não me empolgue tanto, ele ajudou a confirmar ainda mais minhas paixões. Jon Snow, Arya Stark, Tyrion Lannister, Daenerys Targaryen são meus favoritos, embora eu ame muitos outros. Do primeiro volume, são esses que eu posso citar que me ganharam desde suas primeiras aparições. Não irei nem me esticar, falando de cada um em particular, senão eu não paro de digitar. Você precisa ler e se apaixonar. Pronto.

"Nunca se esqueça de quem você é, porque é certo que o mundo não se lembrará. Faça disso sua força. Assim, não poderá ser nunca a sua fraqueza. Arme-se com esta lembrança, e ela nunca poderá ser usada para magoá-lo"

A capa é perfeita, os mapas no inicio e no final dão uma noção boa dos lugares e das distâncias, pois são muitos reinos descritos no livro. Cada capítulo corresponde a um personagem, portanto são divididos pelos seus respectivos nomes. Além de grosso, as letras não são muito grandes para a leitura e no inicio me incomodou, mas agora estou acostumada. As folhas são ótimas, pois não faz a luz refletida doer nos olhos.

Já deu para perceber que recomendo demais, né?! 

Por: Mar

7 comentários:

  1. Também fico com um pouco de receio de ler essa série, por achar que se parece muito com O Senhor dos Anéis, muita história, muitos personagens, muitos acontecimentos ao mesmo tempo, mas eu quero ler! Parece que apesar de tudo é um ótimo livro!
    Adorei a resenha, mesmo não contendo muita informação, afinla como você disse, pode ser spoiler, e realmente contar o que acontece não é legal! kkkkk
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca li senhor dos anéis, mas já assisti os filmes. Posso te garantir que não tem absolutamente nada a ver em termos de história. A mitologia é completamente diferente, os personagens também. Acho que existe tanta comparação, por ambos serem bons, ambos serem geniais o gênero ser o mesmo; alta fantasia.
      Você pode ler sem medo de ser feliz haha

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Estou há muito - muito mesmo! - tempo querendo ler As Crônicas de Gelo e Fogo, mas só de ver o número de páginas, bate aquele pensamento : "Eu poderia ler 10 livros no tempo que estou lendo esse", rs. Mas, como qualidade é melhor que quantidade, um dia eu lerei.
    Parabéns pela resenha, ficou bem legal.
    Estou seguindo o blog.
    Beijos,
    Dayenne Vieira.

    http://um-momentoasos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo fácil haha tô protelando o quarto livro por dois motivos; esse que você citou de poder ler mais livros enquanto vou estar lendo um e pelo fato de que os personagens do quarto livro são praticamente todos diferentes dos anteriores ): Mas em 2014 será um dos primeiros que lerei.
      Obrigada pelo elogio e pelo comentário! <3

      Excluir
  4. Já li todos os livros até hoje lançados e, sinceramente, tenho muito, mas MUITO, medo do tio Martin morrer antes de terminar essa série pela qual sou fascinada. Tenho certeza de que foi muito difícil fazer uma resenha desse livro, pois a cada capítulo milhões de pessoas diferentes aparecem e no fim você não se lembra da metade a medida que vai lendo o resto da saga. Abraços!!
    www.euamolivrosnovos.blogspot.com.br
    www.facebook.com/euamolivrosnovos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente, falta eu ler o quinto. Ainda não lançaram o sexto, né? Mas acho que tão perto de lançar.
      Já vi o tio Martin dizer que fica chateado com as pessoas dizerem que tem medo que ele morra antes de terminar a série KKKK Mas acho que é um medo perfeitamente normal. Espero que ele consiga terminar a série, porque se for pra algum outro escritor finalizar os livros, não será a mesma coisa ):
      É impossível fazer uma resenha decente desses livros, porque são muuuitas histórias e muuuitos personagens. Mas eu vou tentando né...
      Obrigada pelo comentário <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...